sexta-feira, 3 de junho de 2011

" A classificação das plantas "

 A divisão das plantas pode ser dividida em dois grupos: criptógramas e fanerógamas.

 - Criptógamas: São plantas que tem as estruturas produtoras de gametas não muito visivel (cripto = escondidos; gamae = gametas). Exemplos.: musgos (avasculares) e samambaias (vasculares). As criptógamas se divide em dois grupos: briófitas e pteridófitas.

 - Briófitas
 São criptógamas que não tem vasos especializados para transporta a seiva. As briófitas vivem em lugares úmidos e com luz. Exemplos.: musgos e hepáticas.

                     
               
             Hepática, na serra dos Cristais, Campo Limpo Paulista,
                                         estado de São Paulo


 As briófitas mudam de gerações em seu ciclo de vida. Em uma geração, tem produção de gametas (geração gametofítica) e na outra geração, tem produção de esporos (geração esporofítica).

 Os gametas são células destinadas à reprodução sexuada. Um gameta masculino se junta com um feminino no processo da fecundação, dando origem ao zigoto, que da origem a um novo indivíduo.

 Os esporos são células especiais e cada uma da origem a um novo indivíduo. Na geração gametofítica, os indivíduos são chamados de gametófitos e na geração esporofítica, os indivíduos são chamados de esporofítos.

                     
                           O ciclo de vida de um musgo  - Pteridófitas

 São criptógamas que tem vasos condutores de seiva. Exemplos.: samambaias e avencas.

 As folhas das pteridófitas formam báculos, estruturas parecidas com cajado, bastões de extremidade recurvada. Na face inferior, as folhas maduras tem estruturas que formam os esporos, que ficam juntos formando os soros.

 Os esporos são liberados e depois de germinarem, dão origem ao gametófito, que nesse grupo é chamado de prótalo. Em um mesmo prótalo, se desenvolve gametângios femininos e masculinos. Depois da fecundação do gameta feminino e do maculino, forma o embrião que dará origem ao esporófito.

                                 
                              
                                  O ciclo de vida de uma pteridófita.

 
- Fanerógamas: São plantas que tem estruturas produtoras de gametas bem visíveis (fanero = visível); são todas vasculares. Exemplos.: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros. As fanerógamas, tem dois grupos de plantas, gimnospermas e angiospermas. Se diferencia principalmente com a estruturas relacionadas com a reprodução sexuada.

 - Gimnospermas 
 A reprodução sexuada encontra reunidas em estróbilos. Nos estróbilos masculinos, são formados os grãos de pólen que vão originas gametas masculinos. Estes não são flagelados. Nos estróbilos femininos, são formados os gametas masculinos.

 O gameta feminino fica no interior do óvulo. Depois da fecundação, tem uma formação do embrião e o óvulo se transforma em semente, a função é proteger e fornecer alimento para o embrião.

                      
                   Estróbilos femininos de um pinheiro do genero Pinus

                                        
                       
                   Estróbilos masculinos de um pinheiro do genero Pinus

 A denominação gimnospermas deriva do fato que não são abrigadas do interior de frutos, ou seja, serem sementes nuas (gymnos = nu; spermae = semente).

 O grão de pólen é transportado pelo ar. Depois da polinozação o grão de pólen desenvolve uma estrutura que é chamada de tubo polínico, que transporta o gameta masculino até o feminino. Ocorrendo a fecundação, forma o embrião e o óvulo que se transforma em uma semente. 



  - Angiospermas
 A reprodução sexuada se encontram reunidas nas flores. As flores completas são formadas pelo pedúnculo e pelo receptáculo, onde se inserem os verticilos, que são:

 * cálice - conjunto de sépalas, geralmente verde;
 * corola - conjunto de pétalas, que podem ter várias cores;
 * androceu - é formado pelos estames e constitui o sistema reprodutor masculino;
 * gineceu - é formado pelo pistilo ou carpelo e constitui o sistema reprodutor feminino;

 O estame é composto pelo filete e pela antera, no interior de onde se forma os grãos de pólen. O gineceu é composto pelo ovário e pelo estilete, cujo ápice é o estigma. No interior do ovário, esta situado o óvulo.

 Tem flores que apresentam apenas o androceu ou o gineceu, sendo flores masculinas ou femininas. A maioria delas, possui androceu e gineceu.

                              

          Representação destacando as partes que compõem
                               a flor de angiospermas
 



Na maioria das angiospermas, a polinização é feita por animais, insetos e aves. Nesses casos, as flores geralmente possuem características que atraem esses animais: são vistosas, coloridas, exalam um odor característico, produzem substâncias nutritivas. Essas substâncias nutritivas constituem o néctar, que é produzido nos nectários, na maioria das vezes estão localizados no interior da flor. Quando a polinização é feita pelo vento, as flores geralmente são pouco vistosas e coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário